O tabagismo constitui a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo ainda uma das mais importantes causas de doença oncológica.
Em 2019, o consumo de tabaco provocou 13.847 mortes em Portugal, 9.859 (71,2%) homens e 3.988 mulheres, representando 12,3% do total de mortes ocorridas em adultos portugueses com 35 ou mais anos(1). A nível individual, parar de fumar tem sempre benefícios, imediatos e a longo prazo, em ambos os sexos, em todas as idades, em pessoas com ou sem doenças relacionadas com o tabaco.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, por ano, cerca de 200 mil trabalhadores morram por causa da exposição ao fumo do tabaco no ambiente de trabalho. Estes números sublinham a importância de uma abordagem empresarial e comunitária à temática do tabagismo nas suas diversas formas de consumo.”
O ambiente livre de fumo do tabaco, consagrando uma empresa saudável e em forma, assegura benefícios no plano económico.
Os resultados da implementação destas políticas têm expressão ao nível da economia da empresa e incluem aumento na produtividade dos funcionários, redução das doenças relacionadas com o tabagismo ativo e passivo, e redução de acidentes de trabalho e do risco de incêndios. A título de exemplo, nos Estados Unidos as estimativas apontam que se todos os locais de trabalho se tornassem livres do fumo, seriam economizados mais de 60 milhões de dólares com despesas médicas no primeiro ano e 280 milhões de dólares num período de sete anos
A preocupação com a segurança, higiene, saúde e bem-estar dos trabalhadores constitui-se num dever incontornável de uma empresa moderna e focalizada nos seus recursos humanos.
Conhecendo-se os prejuízos causados pelo consumo e exposição ao fumo do tabaco, apoiar um ambiente sem fumo revela-se uma medida indispensável para assegurar a saúde e o conforto dos colaboradores.
(1) Fonte: https://observador.pt/2023/07/22/oito-em-cada-10-portugueses-sentem-se-expostos-ao-tabaco-no-exterior/
Neste enquadramento, os objetivos gerais e específicos de uma Empresa Azul – Sem Tabaco® deverão ser:
Contribuir para um ambiente de trabalho seguro e saudável;
Promover a saúde de todos os trabalhadores da empresa, fumadores e não fumadores, dos riscos causados pelo fumo do tabaco no contexto de trabalho;
Proteger todos os colaboradores e visitantes da exposição ao fumo passivo no local de trabalho;
Melhorar a segurança no trabalho e a protecção da saúde através do incentivo à adopção de comportamentos e estilos de vida saudáveis;
Assegurar a conformidade do local do trabalho com qualquer legislação de saúde e segurança em vigor;
Assegurar a compreensão e aceitação de todos os elementos afectos à empresa face à política sanitária da empresa, em detrimento de uma mera abordagem proibicionista;
Oferecer apoio a todos os trabalhadores que manifestem interesse em deixar de fumar, concedendo momentos e serviços de apoio à cessação tabágica.
“Educar para uma vida sem fumo – formação em sensibilização tabágica”
Será importante para a empresa definir uma intervenção profilática abrangente e continuada junto da sua comunidade, incluindo acções de sensibilização para as questões do tabaco, implementação ou facilitação de consultas de cessação tabágica, reformulação dos espaços para os fumadores, acções que serão englobadas nas políticas de prevenção/tratamento tabágico no plano global da empresa para a higiene, saúde e segurança no trabalho.
Assim, a empresa deverá procurar introduzir na sua dinâmica diária a preocupação com questões de saúde, usufruindo de ações e medidas explícitas que influenciem a atitude dos seus trabalhadores no seu local de trabalho.
O projeto Empresa Azul – Sem Tabaco® da Pulmonale é uma resposta a esta necessidade.