No passado dia 29 de Novembro foi apresentado em na sede da União Europeia em Bruxelas o 8 Relatório da LuCE subordinado ao tema "Financial impact of lung cancer: A European perspective’.
Neste relatório foram postas em evidência as dificuldades financeiras e o impacto económico do agregado familiar dos pacientes que sofrem de cancro do pulmão e dos respectivos cuidadores. Além da intervenção da Presidente da LuCE, Anne-Marie Baird, tiveram a oportunidade de intervir na primeira pessoa um paciente com diagnóstico de cancro do pulmão em estadio IV e uma cuidadora e uma jurista especialista em economia ligada às doenças oncológicas.
Foram postas em evidência de forma clara e inequívoca as dificuldades financeiras inerentes a esta condição clínica e a toxicidade financeira a que são sujeitas estas famílias. Essa dificuldade traduz-se não só pelo impacto directo na redução do income de doentes e cuidadores activos profissionalmente e que subitamente deixam de o ser, na pouco clareza dos apoios em termos sociais e subsídios de doença e no aumento dos encargos relacionados com a própria doença como o custo em transporte para os centros de tratamento, alimentação diferenciada e custos associados a complicações da doença e tratamento.
Tratou-se de um momento emotivo e que ajudou a clarificar de forma mais precisa essas dificuldades.
A Pulmonale, como membro activo desta iniciativa, deseja que com esta evidência se clarifiquem e implementem modelos de apoio aos pacientes oncológicos e respectivos cuidadores, de forma a minimizar o impacto financeiro de uma doença já tão emocionalmente consumptiva