Juntos, vamos D'AR Voz à vida no cancro do pulmão

Aceda aos episódios abaixo

Cigarro apaagado

Episódio 1: 
Dra. Fernanda Estevinho

Qual a diferença entre diagnosticar mais cedo ou mais tarde o cancro do pulmão? Pode este diagnóstico atempado de facto salvar vidas?

As respostas a estas e outras questões são dadas pela Dra. Fernanda Estevinho, médica oncologista no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, a convidada do 1º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’, uma iniciativa da Takeda, com a colaboração da Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão (PULMONALE).

Episódio 2: Prof. Dra. Gabriela Fernandes

Perante a suspeita de um cancro do pulmão, segue-se a confirmação. E isso faz-se através do diagnóstico. Mas como? Quais os métodos mais utilizados? E o que devemos saber sobre eles? Nada melhor do que um especialista no tema para o explicar, como a Prof. Dra. Gabriela Fernandes, médica pneumologista no Hospital de São João, no Porto e convidada do 2º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’.

Episódio 3: Prof. Dr. José Carlos Machado

No universo do cancro do pulmão não há uma, mas várias doenças. E apesar de em comum poder estar o receio que acompanha o diagnóstico, cada caso é, diferente, o que condiciona o tratamento e exige, por isso mesmo, abordagens variadas. Algo que o Prof. Dr. José Carlos Machado, patologista no IPATIMUP, no Porto, bem conhece e sobre o qual fala no 3º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’.

Episódio 4: 
Lurdes Bessa

Há muitas palavras que podem ser usadas para descrever o que sentem os doentes confrontados com o diagnóstico de cancro do pulmão. E há também muitas outras para caracterizar os desafios que enfrentam na sua jornada. Lurdes Bessa, representante da associação de doentes PULMONALE, conhece-as bem e partilha a sua história, num testemunho na primeira pessoa que ajuda a perceber como é a vida no cancro do pulmão.

Episódio 5:
Dra. Bárbara Parente

São hoje muitas as ferramentas disponíveis para tratar o cancro do pulmão, mais do que aquelas que existiam há alguns anos. Mas a ciência não para e a investigação nesta área continua, contribuindo para mais anos de vida e sem descurar a qualidade desses anos. Que avanços têm sido estes e o que podemos esperar para o futuro? A Dra. Bárbara Parente, pneumologista da CUF Porto, dá voz a estas novidades, no 5º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’ e, numa conversa com a jornalista Fernanda Freitas, fala sobre o caminho dos doentes para “uma vida normal”.

Episódio 6:
Dra. Teresa Almodovar

Os ensaios clínicos são verdadeiras pontes para o futuro. São a base de um conhecimento novo, que traduz a esperança de tratamentos inovadores e da melhoria da vida de quem vive com uma doença, como o cancro do pulmão. Mas tem havido uma verdadeira aposta nos ensaios clínicos? E têm os doentes portugueses acesso a estes? No 6º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’, a Dra. Teresa Almodovar, médica pneumologista do IPO Lisboa, fala sobre o que se tem feito nesta área e o que se pode fazer mais.

Episódio 7: 
Dra. Isabel Magalhães

Além de defensores incansáveis dos doentes, as associações que os representam conseguem transformar desafios em oportunidades, informação em conhecimento e contribuir para tornar mais humanos os sistemas de saúde. Um papel sobre o qual a Dra. Isabel Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão (PULMONALE), fala no 7º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’.

Episódio 8:
Prof. Dr. António Araújo

É possível que o primeiro tratamento para o cancro do pulmão deixe de ser eficaz ao fim de algum tempo, mas os avanços da ciência durante a última década permitem que haja outras opções, permitindo que a jornada continue. É sobre este momento da progressão do cancro do pulmão que fala o Prof. Dr. António Araújo, médico oncologista do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto, no 8º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’.

Episódio 9: Dr. Fernando Barata e Dr. Paulo Costa

É a complexidade que traduz o tratamento do cancro do pulmão que exige a multidisciplinaridade das equipas. O que significa que não é apenas uma especialidade que se dedica a tratar estes doentes, mas um conjunto de profissionais de diferentes áreas, com diferentes perspetivas e conhecimentos, verdadeiras peças de um puzzle que só assim se completa. É sobre os diferentes olhares sobre a doença que falam o Dr. Fernando Barata, pneumologista, e o Dr. Paulo Costa, radioncologista, para uma conversa a três, com a jornalista Fernanda Freitas, no 9º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’.

Episódio 10: 
Prof. Dr. Eduardo Carqueja

A saúde física não se faz sem a mental e o impacto que a doença pode ter na primeira é tão grande como aquele que tem na segunda. É para d’AR Voz a uma dimensão do tratamento que não pode ficar esquecida, o apoio psicológico, que falamos no 10º episódio do podcast ‘D’AR Voz à Vida no Cancro do Pulmão’, que chega agora ao fim. À conversa com a jornalista Fernanda Freitas está o Prof. Dr. Eduardo Carqueja, psicólogo clínico, que salienta a importância deste apoio não só aos doentes, mas também aos seus familiares.
Termos Legais
Política de Cookies
Siga-nos