O que é o cancro do pulmão

pulmoes

Incidência

Atualmente, o cancro do pulmão é o mais comum no Mundo, diagnosticando-se, por ano, cerca de 1,8 milhões de novos casos.
A cada 30 segundos morre uma pessoa devido a esta patologia, responsável por 1,6 milhões de mortes anuais, constituindo o tipo de cancro mais mortífero.
Em Portugal, não é ainda o cancro mais prevalente, mas é o mais mortífero.

São diagnosticados 4200 novos casos anualmente, sendo que, em igual período, morrem sensivelmente 3400 pacientes.
Segundo as estatísticas tem-se verificado uma estagnação e até ligeira redução na taxa de mortalidade por cancro de pulmão no homem, sendo que inversamente se observa um crescimento da mesma na mulher.

Tipos de Cancro do Pulmão

O cancro do pulmão é habitualmente dividido em dois tipos: o carcinoma do pulmão de pequenas células e o carcinoma do pulmão de não pequenas células. O primeiro, compreende cerca de 15% do total de casos. O segundo, que engloba cerca de 85% dos doentes, ainda se divide em vários tipos: adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas ou epidermóide, carcinoma de grandes células, indiferenciados e os mistos.

Os diversos tipos de cancro do pulmão caracterizam-se por serem originários de células diferentes, crescerem, estenderem-se e tratarem-se de formas diferentes.