“O pulmão, o ambiente e a genética” em destaque no IX Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão

O auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa prepara-se para receber, nos próximos dias 24 e 25 de janeiro, o IX Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão.

O evento tem como temas centrais o cancro do pulmão e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), considerando a relevância destas patologias no panorama nacional.

“O pulmão, o ambiente e a genética” são o mote do evento, que pretende alertar para uma série de fatores associados às doenças do pulmão, entre eles, o perigo das questões ambientais, como a poluição, e a necessidade urgente de diminuir o número de fumadores.

Em entrevista à News Farma,  o Prof. Doutor Jorge Cruz, presidente do evento e cirurgião torácico, descreve alguns dos assuntos que serão abordados no Congresso: “Por exemplo, a DPOC tem a ver com fatores ambientes, uns globais, como a poluição, e outros pessoais, como o tabaco. E aí, também, vamos discutir o que fazer para que as pessoas fumem menos. Nesse aspeto, há também um muito importante, sobre o qual a Fundação se dedica, que é o diagnóstico precoce. Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, esse diagnóstico precoce é especialmente feito com espirometria.”

Segundo o especialista, o evento também se irá, naturalmente, debruçar sobre a problemática do cancro do pulmão. O médico ressalva que é, atualmente, a nível mundial, o cancro de maior incidência e o de maior mortalidade. “Em Portugal, ainda é só o de maior mortalidade ao nível do sexo masculino – no sexo feminino, continua a ser o [cancro da] mama – mas, na maioria dos países desenvolvidos, já é o de maior incidência e mortalidade, tanto em homens como em mulheres”. O médico aponta para o peso que o tabaco tem no surgimento do cancro do pulmão, referindo que a prevenção, a luta antitabágica e o diagnóstico precoce são determinantes no combate.

O cirurgião acrescenta que, durante o evento, irão ser reveladas novidades relacionadas com o diagnóstico precoce e com as terapêuticas médicas e cirúrgicas do cancro do pulmão.

O IX Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão não se destina apenas aos médicos, como também a outros profissionais de saúde, alunos e pessoas com interesse pelo tema.

 

Fonte Imagem: News Farma