O Dia da Alimentação em 2020

Dia Mundial da Alimentação 2020

Numa altura em que a vivência duma doença oncológica se faz com tantos outros desafios, o ato de alimentar, a si e aos seus, facilita a oportunidade de sentir estar mais em controlo, ao possibilitar cuidar de si e dos seus.

Através da cadência das refeições, da escolha de alimentos, seguindo o ritmo das estações do ano, e dos momentos vividos à mesa, garante-se a sustentabilidade do nosso bem-estar e do património cultural que partilhamos. Estas escolhas alimentares, por sua vez, também influenciam a potencial capacidade de preservação de ecossistemas naturais e dos mais variados ambientes tradicionais.

Há 75 anos que, a 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação. Neste, 16 de outubro, é importante refletir sobre o impacto das nossas escolhas na sustentabilidade da nossa existência no planeta Terra, pois “as nossas Ações são o nosso futuro” (FAO, 2020).

Link para o vídeo da FAO

Agora que as repercussões da COVID-19 atingem e dominam todos os aspetos da nossa vida, a procura de uma alimentação saudável, prudente e sustentável, permanece como uma enorme mais-valia.

No site do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde encontra, à luz da ciência e das mais recentes recomendações, informação atualizada sobre a alimentação e COVID-19. Aí estão disponíveis, de forma livre e de fácil uso, mais de uma dezena de publicações para que possa pesquisar os temas que lhe são mais pertinentes. Se já conhece os recursos que por lá se encontram disponíveis, esta página poderá, porventura, merecer outra visita, uma vez que estes são atualizados frequentemente.

Também aqui, se disponibilizam conselhos para que, no caso de isolamento profilático, garanta a disponibilidade de alimentos que permitam assegurar as suas necessidades nutricionais. Nesta situação é importante que exista um planeamento para que possa:

– Escolher e abastecer de alimentos de elevada riqueza nutricional, dando preferência a frescos sazonais, sempre que possível, e pensando na variedade dos diferentes grupos da Roda dos Alimentos.

– Manter o consumo de frutas, produtos hortícolas e legumes (os congelados também são uma boa opção).

– Ter ao dispor ingredientes variados com prazos de validade maiores (como os enlatados e encontra sugestões de receitas aqui).

Para isto, uma lista de compras, tendo em conta os alimentos que já tem em casa e a capacidade de armazenamento, será sempre muito útil para comprar de forma responsável e evitar desperdícios.

Para mais informações consulte PNPAS/DGS e FAO Portugal.

 

Links referenciados no texto:

https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/documentos-para-descarregar/
https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp2020/wp-content/uploads/2020/04/Como-planear-e-comprar-alimentos.pdf
https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp2020/wp-content/uploads/2020/04/Receitas-com-enlatados_DGS-.pdf
http://www.fao.org/portugal/en/

 

susana irving

Dra. Susana Irving
Nutricionista (Especialista/Técnica Superior de Saúde). Investigação translacional.