O cancro do pulmão nas mulheres
O cancro do pulmão é uma patologia que atua nas mulheres de forma diferente dos homens.
Muitas vezes não é feita qualquer distinção entre géneros mas a verdade é que as causas para o seu aparecimento, a resposta a tratamentos e a taxa de sobrevivência são muito diferentes entre um homem e uma mulher. Por exemplo, contrariamente ao homem onde este maleficio tem desaparecido ao longo dos últimos anos, no caso das mulheres a taxa tem mesmo vindo a aumentar[IM1] .
A taxa de sobrevivência ao cancro do pulmão nas mulheres
Em comparação com os homens, as mulheres têm uma probabilidade maior de sobreviver ao cancro nos pulmões.
Apesar disto, ao olhar para os dados estatísticos, o cancro no pulmão é, de longe, o cancro que provoca mais mortes no sexo feminino, matando todos os anos mais que o cancro da mama, do útero e dos ovários combinados.
Uma das principais causas para este dado prende-se com o facto de a mulher, nos últimos anos, ter vindo a aumentar o hábito tabágico, registando-se ainda um maior número de casos mesmo em mulheres não fumadoras.
Ainda assim, a esperança para o tratamento com sucesso desta patologia é grande. Nos últimos anos têm aumentado o número de tratamentos aprovados e com relativo sucesso na luta contra o cancro do pulmão, principalmente se compararmos este dado com o período anterior – de 2011 para trás. Isto ajuda a perceber que os dados estatísticos são meramente isso, estatísticos e muitas vezes são bastante influenciados pelos tratamentos antiquados feitos no passado.
O papel das hormonas no desenvolvimento do cancro do pulmão nas mulheres
Outra grande diferença na atuação do cancro do pulmão entre a mulher e o homem são os fatores hormonais. Estes têm grande influência no surgimento e na progressão do cancro do pulmão no sexo feminino.
[IM1]De realçar que contrariamente ao homem, o cancro do pulmão temvindo a aumentar no caso da mulher