Dia Mundial Sem Tabaco 2020: Protegendo os jovens

No dia 31 de Maio comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco, destinado a divulgar e comemorar os progressos feitos no combate ao tabagismo a nível mundial.

Este ano, a campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) referente ao Dia Mundial Sem Tabaco – Protegendo os jovens da manipulação da indústria e prevenindo o uso de tabaco e nicotina – focou-se na proteção dos jovens em relação à utilização de tabaco e nicotina e nas estratégias de manipulação dos jovens pela indústria tabaqueira. Esta campanha visa sensibilizar a população para este problema atual e incitar todos os países a investirem em estratégias que possam combater esta realidade.

A população jovem parece ser particularmente vulnerável ao tabagismo e ao impacto das estratégias da indústria tabaqueira.  O maior risco de desenvolvimento de dependência nos indivíduos que começam a fumar antes dos 20 anos, e menor capacidade de controlar este vício em fases mais avançadas da vida tornam os jovens um alvo fácil e tentador. Na Europa, cerca de 11,5% das raparigas e 13,8% dos rapazes com idade entre os 13 e os 15 anos, fumavam de acordo com os dados de 2015. Nos últimos anos tem havido um investimento forte na produção e venda de produtos esteticamente mais apelativos, com especial enfoque nas novas formas de tabagismo, o cigarro eletrónico e o tabaco aquecido, e também em campanhas de marketing poderosas, através de filmes, programas de televisão e redes sociais de influencers.

O Dia Mundial Sem Tabaco apela à concretização de campanhas e interveções que protejam esta população mais jovem dos malefícios do tabaco e nicotina. Pretende-se que os jovens sejam empoderados para poderem rejeitar o tabaco e assumirem decisões acertadas sobre a sua saúde.

 

https://www.who.int/news-room/campaigns/world-no-tobacco-day/world-no-tobacco-day-2020