Consulta de Psico-Oncologia

Para o doente com cancro do pulmão

Estando associado ao cancro do pulmão um prognóstico sempre reservado e a imagem de morte iminente (e, por vezes, inevitável), é natural que os doentes que dele sofrem desenvolvam uma grande necessidade de apoio psicológico. Para que possam aceitar a sua doença, lidar com os seus receios e as suas dúvidas e melhorar o seu bem-estar emocional, a Consulta de Psico-Oncologia é fundamental. Esta permitirá, com a diminuição dos índices de perturbações depressivas e ansiosas: uma melhor percepção da doença, diminuição da medicação necessária, redução do tempo de recuperação clínica, com um aumento dos índices de combatividade e uma maior adesão à terapêutica. Todos estes aspectos, no seu conjunto, poderão permitir um aumento do tempo de sobrevivência e, seguramente, da qualidade de vida de quem se encontra doente.

Para os familiares dos doentes com cancro do pulmão

Os familiares de quem sofre de cancro do pulmão também acabam por desenvolver e sofrer de perturbações depressivas e ansiosas, tão ou mais marcadas quanto as dos doentes.

Também se pretende prestar apoio a estes familiares, que sofrem em conjunto e, quantas vezes em silêncio, permitir que compreendam a doença, que possam apoiar os doentes e que consigam ultrapassar a eventual fase de luto e as sequelas que resultem da doença e da perda.