Já mediu a sua vitamina D?

A vitamina D, apesar de ser uma vitamina lipossolúvel, encontra-se em poucas fontes alimentares como peixes gordos, gema de ovo, fígado, lacticínios. A sua maior fonte é a luz solar que em contacto com a nossa pele leva à produção de vitamina D.
Esta vitamina é também uma hormona e desempenha muitas funções vitais no organismo.
É comum encontrar, mesmo em Portugal que é um país solarengo, défice de vitamina D. É mais comum do que o que mobile pornpode imaginar!
Uma revisão publicada na revista Nutrients discute o papel da vitamina D nas doenças respiratórias e no cancro do pulmão já que não porn cartoonse sabe ainda muito bem se o défice de vitamina D está envolvido na formação do carcinoma, se só potencia a doença ou se é apenas um biomarcador que mostra que algo não está bem.
Este trabalho mostra que a actividade anti-tumoral da vitamina D inclui inibição da proliferação de células a nível do pulmão, bem como promoção de apoptose e redução da angiogénese. Alguns estudos demonstram associação entre os níveis de vitamina D e a incidência de cancro do pulmão.
A vitamina D é por isso importante nas doenças relacionadas com o pulmão, embora algumas questões continuem por esclarecer.
Faça por videos gaysisso a medição da sua vitamina D (25(OH)D3) sanguínea e verifique se precisa de suplementação. Independentemente dos motivos, mantenha a sua vitamina D em valores normais.
Apanhe sol sempre que puder, sem celebrity nudeprotector solar, nas horas de menor intensidade. 10-15 minutos por dia podem ser suficientes.


Helena Santos
Nutricionista

Sol desenho

Destaques

simuladorT

Veja o que o Tabaco já lhe "ROUBOU"